Um pouco mais sobre como as coisas funcionam.

Muitas vezes ao mandar um orçamento para meus clientes surgem dúvidas sobre as siglas e termos que uso para descrever o resultado ou o que será entregue ao finalizar o projeto. Então resolvi separar este pequeno espaço para explicar um pouco sobre este meu “estranho vocabulário”.

Sobre o Pacote

Quando digo que vou enviar um pacote com o meu trabalho, isso não significa que vai chegar algo para você no correio. Nada disso. Quando falamos em “Pacote” falamos de um arquivo zipado. Para simplificar o exemplo, podemos dizer que o arquivo zipado é como uma caixa de papelão, na qual guardamos os itens que queremos enviar para alguém. Assim tudo fica organizado e bem compactado, ocupando menos espaço.
O arquivo zipado funciona da mesma forma. Vamos supor que eu tenho que enviar por e-mail cinco imagens, um arquivo de texto e dois arquivos em PSD de edição. Ao invés de mandar um por um e encher sua caixa de e-mail, ou mandar todos correndo o risco de exceder o limite permitido, eu simplesmente guardo tudo em um arquivo zipado. Ele vai ocupar menos espaço, você recebe, faz o download uma única vez e nossos computadores ficam organizados.

Pacote-Zipado-e-arquivos

Pacote Zipado e Arquivos

Sobre os Arquivos

Existem vários tipos de arquivos no mundo do design; vamos ver alguns que você recebe no Pacote.

 

Arquivo editável .PSD – no meu trabalho este é o arquivo principal. Nele você vai encontrar o seu pedido (logo, cartão, banner…) vetorizado, pronto para edição e em alta definição. Essa é a minha ferramenta principal e toda arte nasce aqui, depois de pronta ela é transferida para outros arquivos e adaptada conforme a necessidade.

Arquivo_.PSD-Photoshop-icone

Arquivo .PSD – Photoshop

 

Arquivo editável .Ai – eu não costumo trabalhar com ferramentas fora da família Adobe, para mim os melhores softwares de edição profissional são da Adobe. Sendo assim eu não trabalho com CorelDraw, mas tive a oportunidade de trabalhar com este software por um tempo. Para suprir as necessidades dos meus clientes (ou gráficas)
eu sempre monto um arquivo editável em .Ai que pode ser aberto no Adobe Illustrator. Então o arquivo editável irá conter o arquivo vetorizado pronto para edição.

Arquivo_.Ai-Photoshop-icone

Arquivo .Ai – Adobe Illustrator

 

Arquivo .PNG – este é um arquivo de imagem com a opção de fundo transparente, ele não é editável. Você pode usar este arquivo em seu site, blog, fanpage e ele se adaptará ao fundo da sua página. Este não é um arquivo que fica com boa qualidade quando impresso, a extensão .PNG é feita para web. Os arquivos que uso para expor meu portfólio são .PNG e você pode dar uma olhada neles aqui.

Arquivo_.PNG-Photoshop-icone

Arquivo .PNG – Fundo Transparente

 

Arquivo .JPG – este você já deve conhecer bem, é o típico e tradicional arquivo de imagem, o mais comum de todos eles. Ele vem em boa qualidade para web e tela de computadores e geralmente com algum fundo, seja branco ou texturizado. Um arquivo para mera demonstração.

Arquivo_.JPG-Photoshop-icone

Arquivo .JPG – Fundo Branco ou Texturizado

 

Arquivo .PDF – é um arquivo de leitura apenas, serve como documentação do design e deve conter algumas informações como as cores em RGB e CMYK e os nomes das fontes usadas.

Arquivo_.PDF-Photoshop-icone

Arquivo .PDF – Documentação do Design

 

As Fontes – sendo designer, é meu dever manter uma vasta variedade de fontes em meu computador. Estou sempre em busca de novas fontes e mantenho a minha coleção muito bem atualizada. Mas o cliente (ou gráfica) podem não ter a mesma fonte usada no design e assim, ao abrir a versão do arquivo para edição o computador sentirá falta da fonte e pedirá para substituir com alguma que esteja no computador do cliente. Para que isso não aconteça eu mando as fontes usadas no projeto e assim o cliente pode adicionar as mesmas e não sofrer alterações no design.

Arquivo_Aa-Photoshop-icone

Arquivo Aa – Fontes

 

LogoWebMail-Smirnova-Design