Tim com logotipo novo.

A gigante italiana, Tim resolveu fazer o tal do rebranding (renovar a identidade visual). E na humilde opinião desta designer a atualização foi um grande fracasso.

Leia o artigo e veja se concorda…

Você já deve ter percebido, através de comerciais ou da web, que a Tim mudou sua marca. Mudou significativamente. As três ondas já não estão lá e o itálico foi substituído por uma fonte reta com cantos arredondados.

A venenosa combinação de azul, vermelho e branco ainda está presente, seguindo os mesmos padrões que antes.

Compare-novo-logotipo-Tim

O problema que eu vejo com o novo logotipo da Tim:

A marca tem um ar rígido, engessado. Os cantos arredondados trouxeram um aspecto amador, não valorizaram o branding. E o pior de tudo foi a semelhança com o trigrama de “I Ching” – Os trigramas são sequências formadas por três linhas aéreas, compostas pela combinação de Linhas contínuas representando uma energia YANG e linhas quebradas representando uma energia YIN.

Trigrama-novo-logotipo-da-Tim

O trigrama que que a Tim apresenta é o Kên – A montanha – que em seu significado é traduzido como o quieto, o calmo. É possível que o logotipo novo e sua assimilação ao trigrama seja apenas coincidência? E que estamos apenas vento a letra “T” em negativo? Sim, é possível. Mas não acredito que uma empresa tão grande como a Tim não tenha considerado a “coincidência”, que não tenha levado esse assunto ao time de criação e marketing.

“Novo, moderno e simples. Ele melhor expressa os valores e as características da companhia, focada no futuro”, disse a marca em um comunicado oficial. Novo, moderno e simples, que remete à uma imagem de trigrama com centenas de anos? Estranho, mesmo sendo apenas coincidência.

Uma empresa que deveria representar velocidade, receptividade e comunicação está sendo representada por um logotipo estagnado, com um significado de quietude e isolação.

Veredito final: não, a Tim não foi feliz no rebrandig. O novo logotipo não agradou.

O que você acha?

E se você também está precisando de um logotipo ou rebranding para seu projeto/empresa então convido-o a entrar em contato para um orçamento sem compromisso. Será sempre um prazer receber sua visita. Visite também Smirnova Design no Facebook, curta a página no G+ e compartilhe o artigo com os amigos.

Até logo!