Empreendedorismo

Você sabe o que é empreendedorismo?

A maioria dos clientes que me procuram já praticam o empreendedorismo, tem alma de empreendedor. Ainda assim, muitos tem medo de tudo que essa palavra intimidadora representa.

Empreendedorismo-e-riscos

O que a palavra empreendedorismo representa para você?

Então vamos, com o pé no chão, entender por que o seu vizinho não teve medo de empreender e você tem.

O grande “BUM” do empreendedorismo!

Com a economia do jeito que está no país, e sem previsão de melhora, os brasileiros estão sendo obrigados a pensar fora da caixinha. Seja por conta própria, com a finalidade de conseguir renda extra, ou por necessidade após perder o emprego. Parece que o fator “medo” que separa o empregado do empreendedor está hoje muito bem nivelado. As pessoas tem tanto receio em empreender quanto em continuar na corda bamba de seus empregos. O Brasil está entre as maiores taxas de empreendedorismo no mundo e o número de novos empreendedores tem subido desde 2014.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em cada dez brasileiros, três são empreendedores e estão evoluindo com o seu negócio próprio. O Brasil está à frente de países como Estados Unidos, Itália, Reino Unido, França, Índia, África do Sul, Rússia e, pasmem, China.

“Empreender é identificar ineficiências, falta de qualidade e fazer algo melhor. Melhor e mais barato. Se você puder fazer isso, você vai ganhar muito dinheiro.” – Eike Batista –  um dos homens mais ricos do Brasil.

 

Freelancer também é empreendedor.

Empreendedorismo-e-freelancer

Quando falamos de empreendedorismo, na maioria das vezes as pessoas tem essa imagem de uma empresa própria. Mas vamos lembrar que ser um freelancer também é empreendedorismo. O senhor que largou o emprego na empresa de contabilidade para trabalhar por conta própria com jardinagem e paisagismo, a senhora que saiu da área de enfermagem para trabalhar com design de interiores, o moço que saiu do emprego de garçom para oferecer serviços de webmaster ou a moça que deixou o emprego na loja para dedicar-se aos sérvios de planejamento de festas. Todos são empreendedores. O importante é começar, com calma e sempre aprendendo com seus erros.

 

Antes de empreender.

Empreendedorismo-e-planejamento

 

Não decidiu ainda se quer ser um empreendedor? Está com receio de sequer pensar no assunto? Sem problemas. Não se comprometa com nada agora.

Algumas pessoas me perguntam coisas como “Está trabalhando por conta? E está dando certo?”, ou “Como surgiu essa coragem toda para largar o emprego e trabalhar por conta própria?”. A maioria não entende muito bem que não se trata apenas de coragem, não estou me jogando de um penhasco sem paraquedas. Poucos sabem do processo envolvido antes dessa decisão de empreender. Poucos sabem que antes mesmo de postar o meu primeiro artigo no blog, eu já estava trabalhando por conta própria há pelo menos três meses. Quer saber por que? Planejamento!

Antes de decidir a favor desta mudança de vida, eu resolvi que faria um planejamento detalhado de cada passo necessário para poder, orgulhosamente, indicar meus serviços aos potenciais clientes.

É isso que aconselho que você faça. Afinal, não vai lhe custar nada. Olhando para o projeto no papel com informações detalhadas e dedicadas à sua necessidade, você terá uma compreensão melhor de quanto tempo e investimento irá precisar.

A seguir eu trago alguns pontos importantes para que você possa iniciar o seu planejamento.

 

Planejando.

O planejamento consiste em três etapas:

  • Avaliação e perspectivas
  • Passo a passo e custos
  • Execução e estabilidade

O processo de evolução e expansão é um planejamento diferente que deve ser feito após a execução, quando seu empreendimento já estiver estável.

 

Avaliação e perspectivas.

Nesta etapa inicial você fará um entrevista consigo mesmo. Monte uma lista de perguntas como estas:

  • Por que quero empreender?
  • Gosto da minha profissão?
  • Em que tipo de profissão eu estaria feliz?
  • Qual é o meu maior medo em empreender, como posso contornar esse medo?
  • Me fará em estar em contato direto com meus clientes?
  • Quero oferecer produtos/serviços de melhor qualidade porque isso me deixa feliz ou porque quero ganhar dinheiro?
  • Quero ser reconhecido pela qualidade do meu trabalho eu pelos preços que prático?
  • Daqui a dez anos eu me vejo… _____
  • Como farei para aceitar críticas sem desanimo?
  • Como farei para contornar situações de fracasso?
  • O que poderei fazer para contornar a concorrência?
  • O que é mais importante, paz ou sucesso?

 

Adicione tantas perguntas quantas for necessário. Avalie as respostas e reflita, com isso terá uma ideia melhor sobre si mesmo como empreendedor.

 

Passo a passo e custos.

Esta é provavelmente a etapa mais demorada e trabalhosa. Nela você registra absolutamente cada passo necessário para dar início ao empreendimento. É importante criar estes passos ao invés de pegar algum modelo pronto, pois o processo todo deve estar adaptado à sua realidade.

Esta é provavelmente a etapa mais demorada e trabalhosa. Nela você registra absolutamente cada passo necessário para dar início ao empreendimento. É importante criar estes passos ao invés de pegar algum modelo pronto, pois o processo todo deve estar adaptado à sua realidade.

Comece com o básico como o material a ser usado, o local (físico ou virtual), prazos, custos, fornecedores, divulgação, captação de clientes…etc. Dedique um tempo generoso em pesquisas, conheça os valores e reputação das empresas com as quais terá que trabalhar.

Por exemplo:

é necessário manter uma presença forte no mundo virtual para ser encontrado, então provavelmente você vai querer um site para o seu empreendimento. Pesquise por um bom profissional em criação de websites, anote contatos, orçamentos, prazos e manutenção. Você vai precisar de um host para seu site e nisso já posso lhe adiantar que o HostGator é indiscutivelmente o melhor host do Brasil neste momento. Nota 10 em atendimento, qualidade e suporte. Falo por experiência própria. 

Saiba mais sobre HostGator aqui.

Fragmente cada passo em detalhes e no final você terá um manual dedicado exclusivamente ao seu negócio, seu perfil e sua situação financeira.

 

Execução e estabilidade.

Agora você vai fechar os olhos e imaginar, vividamente, a execução de cada passo da etapa anterior. Melhor ainda se puder chamar alguém pata ajudar a criar problemas nesta simulação. Sim, problemas.

 

Por exemplo:

  1. Você é um empreendedor eletricista. Seu serviço é requisitado por um cliente que precisa trocar a resistência do chuveiro.
  2. Vamos supor que o cliente já tenha uma resistência nova e pede que apenas a instale. O serviço é feito e você parte para o próximo compromisso com um novo cliente.
  3. Em alguns minutos seu telefone toca, aparentemente a resistência instalada acabou de queimar novamente e o cliente não está nada feliz.
  4. Você volta correndo e verifica que o problema é a fiação da casa, que é muito velha. O cliente acha que você deveria ter verificado isso antes de fazer a instalação e exige uma resistência nova instalada.
  5. Neste ponto você já está atrasado para o próximo compromisso, terá que gastar com uma resistência nova e ainda terá que dedicar tempo extra para resolver o problema da fiação.

 

Veja como a situação é específica. Por isso mesmo que eu insisto que o planejamento deve ser feito por você, dedicado especificamente ao seu ofício. Prever problemas em simulações como estas fará toda a diferença do mundo quando elas de fato acontecerem. Claro que não é possível prever tudo, mas o mínimo já será de grande ajuda.

Crie metas de lucro e calcule cada gasto, lembre-se que o intuito desta etapa é atingir estabilidade também. Só assim será possível planejar sua evolução e expansão.

 

Segredos não tão secretos.

Quando eu comecei a execução do meu pequeno empreendimento, eu ainda estava empregada. Por que? Você tem que investir para começar, investir para manter e investir para prosperar. E esse dinheiro tem que vir de algum lugar. Se puder, faça como eu. É puxado, trabalhoso mas vale o esforço, já que você não verá muito resultado nos primeiros seis meses de trabalho. A coisa toda começa a engrenar assim que você tem o mínimo de boa fama, e isso consegue-se com qualidade, divulgação e tempo.

 

Não vá a loucura investindo mais do que deveria em divulgação.

Empreendedorismo-e-investimento

Hoje sabemos que marketing é a alma do sucesso, isso é verdade (a marca de calçados Havaianas é uma prova disso). Mas do que adianta fugir do planejamento financeiro e depois não dar conta da clientela. Na maioria das vezes, as coisas dão errado quando começam a dar certo rápido demais. Você se obriga a contratar ajuda ou terceirizar, mas não tem com o que pagar pois gastou tudo em divulgação. Este é um erro muito comum, quando o desespero toma conta dos mais ansiosos e parece que não se está tendo o devido retorno, acabam por investir mais em marketing. Tome muito cuidado com isso. Hoje existem muitas maneiras de divulgação e marketing gratuito, aproveite todas elas.

 

Por fim, sonhe grande!… Será?

Eu pessoalmente não concordo muito com a frase “Sonhe grande”. Eu adotei a minha própria frase e convido-o a adotar também.

“Sonhe com o seu mundo perfeito”.

No meu mundo perfeito eu faço aquilo que gosto, no meu tempo, do meu jeito e de qualquer lugar. No mundo perfeito do meu colega ele é bilionário e famoso. No mundo perfeito de um amigo meu ele é um grande escritor. E no mundo perfeito de outro amigo meu ele ganha na loteria.

Eu sempre digo, corra atrás daquilo que para você define o seu mundo perfeito. Conheci pessoas cuja fortuna foi meramente uma consequência da qualidade com a qual faziam aquilo que amam. Pense nisso.

Bom, para ajudar neste assunto de empreendedorismo você pode contar com este curso, sem mensalidades, com apostilas, vídeo aulas, professores e certificado. E o melhor é que você pode dar uma espiadinha totalmente de graça. Vale a pena ter este aliado, mesmo que você ainda não esteja decidido. Lembre-se que você não tem que decidir nada agora.

Curso de Empreendedorismo

Saiba mais aqui!

Veja as vantagens:

  • Aprenda a identificar uma grande oportunidade de negócios;
  • Conheça histórias reais de empreendedores de sucesso;
  • Saiba como montar e utilizar um plano de negócios;
  • Receba dicas sobre como desenvolver empreendimento.

 

Confira os principais tópicos do Curso de Empreendedorismo:

 

Unidade 1 – Abordagem Inicial

  • Conceito de empreendedorismo
  • Quem é o empreendedor?
  • Tipos de empreendedores
  • Características do Comportamento empreendedor
  • Fatores que inibem o empreendedorismo
  • Você tem perfil empreendedor?

 

Unidade 2 – Sonhos transformados em oportunidades

  • Nichos de mercado
  • Como identificar uma oportunidade de negócios
  • Como avaliar uma oportunidade de negócios
  • Possíveis oportunidades
  • Empreendedores de sucesso

 

Unidade 3 – Desenvolvendo o Plano de Negócios

  • Conceito de plano de negócios
  • Objetivos – Por que preparar um plano de negócios?
  • Estrutura de um plano de negócios
  • Como manter um plano de negócios atualizado?
  • A importância de um plano de negócios na administração de uma empresa
  • Apresentando um plano de negócios
  • A busca por um investidor
  • Os dez mandamentos para um bom plano de negócios

 

Unidade 4 – Iniciando um negócio

  • O que é ser um empresário?
  • Empresário x Empreendedor
  • Como evitar problemas com sócios
  • Causas de insucesso nos negócios
  • Como buscar capital para abrir um negócio
  • Tipos de empresas
  • Passo a passo para abrir uma empresa
  • Incidência de tributos sobre o empreendimento
  • Conclusão do curso

 

Então se você decidir iniciar um pequeno empreendimento conte com Smirnova Design para as suas necessidades de branding.

E não deixe de fazer aquela visita na página do Facebook ou entre em contato sem compromisso com Smirnova Design e peça um orçamento.

Lembre-se, a identidade visual é o rosto do seu negócio. Não deixe em branco.

Até logo!